Economia
EM CAMPO GRANDE – MS
Pesquisa realizada na disciplina Economia do curso de Administração N-32
[pic]
Introdução
Estudos relativos à concorrência de mercado apresentam o oligopólio como uma estrutura de mercado que hoje prevalece no mundo ocidental, inclusive no Brasil.
Característica do oligopólio é a interdependência econômica, na medida em que todos os produtores são importantes, ou possuem uma faixa significativa do mercado, e por isso as decisões sobre o preço e a produção são interdependentes, porque a decisão de um vendedor influi no comportamento econômico dos outros vendedores.
Importantes segmentos econômicos são caracterizados como oligopólio, dentre eles o setor de supermercados, à medida que as empresas se expandem e desempenham papel cada vez mais importante na modernização do sistema de distribuição e da economia brasileira. Com um volume anual de vendas superior a R$ 100 bilhões, compreendendo cerca de um milhão de lojas, e representando mais de 10% do PIB brasileiro, as atividades varejistas desempenham um papel de relevante importância no cenário econômico do Brasil.
O Dicionário Aurélio classifica o varejo como a venda de mercadorias em pequenas porções ou quantidades. Em suma, um comércio feito diretamente ao comprador final, sem a necessidade de intermediários. A definição acima resume a origem clássica desse segmento, mas mais do que um simples braço do comércio, o varejo passa por momentos de transformação que já o colocam em um patamar além. Em um mercado cada vez mais globalizado em que um mero detalhe pode determinar o sucesso ou fracasso de um produto, esse segmento vem ganhando maior atenção da indústria, dos próprios centros comerciais, dos consumidores e, por tabela, dos centros formadores de profissionais.
A idéia é esquecer a imagem daquele vendedor auspicioso que aprimorou seu conhecimento na raça, com anos de prática. Não que esse