Economia
2-) À violência é sempre dado destruir o poder; do cano de uma arma desponta o domínio mais eficaz, que resulta na mais perfeita e imediata obediência. O que jamais poderá florescer da violência é o poder”(Hanna Arendt).
Desta citação conclui-se que o homem violento não tem poder de fato. Que características podemos atribuir ao poder que não encontramos na violência? Força é um meio que permite influir no comportamento de outra pessoa, um exemplo de força é uma relação amorosa. Força é a canalização da potência, é a sua determinação.
3-) “A política não é ciência. É ação que se inventa. Os transformadores sabem que navegam sem mapa, campeando justiça e a emancipação dos homens”(Marilena Chauí).
Explique esta frase, mostrando de que maneira ela só é verdadeira do ponto de vista de uma concepção democrática de poder. Nunca foi possível evitar que, em nome da democracia, conceito abstrato, valores que na verdade pertencem a apenas uma classe fossem consideradas universais. Daí a necessidade da vigilância das instituições para impedir a degeneração do poder em arbítrio.
A política deve sempre estar a serviço da democracia e nunca o inverso.
4-) Leia o texto complementar II. Segundo Hannah Arendt, força, autoridade e persuasão são incompatíveis. Explique por que, indicando as diferenças entre elas. A “autoridade” é a condição que impõe obediência a indivíduos e não permite a igualdade para persuasão; mas, a instituição ou os indivíduos que detém a autoridade não podem jamais usar de coerção e violência, pois então a essência da autoridade fracassaria em si mesma.
5-) Faça uma dissertação com o seguinte tema: “A