ECONOMIA
ECONOMIA
Bens de consumo – são os bens utilizados pelos indivíduos ou famílias. A quantidade de bens de consumo que são comercializados em cada país reflete o nível de vida da população e também permitem avaliar os gostos e as características da sociedade em questão.
Bens de capital – ou bens de produção são os equipamentos e instalações, são bens ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços. O bem de capital não é diretamente incorporados no produto final. Indivíduos, organizações e governos usam bens de capital na produção de outros bens ou mercadorias.
Problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir):
O quê produzir?
Decidido pelos votos, desejo dos consumidores.
Quanto produzir?
Determinado pelo encontro da oferta e demanda de mercado
Como produzir?
Resolvido no âmbito das empresas (eficiência produtiva)
Para quem produzir?
Decidido no mercado de fatores de produção, através do encontro da demanda e oferta dos serviços dos fatores de produção.
Existem duas formas principais de organização econômica: a) economia de mercado (ou descentralizada, tipo capitalista); b) economia planificada (ou centralizada, tipo socialista).
Curva de possibilidades de produção e custos de oportunidades
Gráfico que mostra as várias combinações de produto que a economia pode produzir potencialmente, dados os fatores de produção e a tecnologia disponíveis. É a fronteira máxima que a economia pode produzir, dado os recursos produtivos limitados. Mostra as alternativas de produção da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados.
Capacidade Ociosa - O custo de oportunidade é ZERO, pois não é necessário o sacrifício de recursos produtivos para aumentar a produção de um bem, ou mesmo dos dois bens.
O formato da curva CPP - Ela é decrescente em virtude do sacrifício que tem de ser feito ao optar-se pela produção de um bem quando os recursos estão plenamente empregados (o aumento da produção de um bem