Economia
Definição de Economia:
Análise de quais os bens que são produzidos, como são produzidos e para quem são produzidos esses bens.
Ciência económica que analisa os movimentos globais da economia – tendência de preços, da produção, do desemprego e do comércio externo. Uma vez conhecidas as tendências, a ciência económica ajuda a desenvolver políticas com as quais os governos podem melhorara o funcionamento da economia.
É o estudo do comércio entre países. Explica porque é que os países exportam os bens e importam outros bens e analisa a imposição de barreiras económicas nas fronteiras nacionais
É o estudo do dinheiro, da banca, do capital e da riqueza.
Abordagem Científica: a Economia tal como outras ciências exactas baseia-se no método científico:
Observação: uma das maiores fontes de conhecimento científico, em especial os factos que derivam de registos históricos. Ex: a inflação.
Análise Económica: aos factos observados tem de adicionar a análise económica, pois só com o desenvolvimento e o teste das teorias económicas pode-se simplificar e organizar os dados e os factos numa perspectiva coerente da realidade.
Análise Estatística: os dados recolhidos são tratados com técnicas avançadas de probabilidades e econometria.
Experiência: Testes em laboratórios e outras experiências controladas com vista ao estudo de fenómenos económicos.
Como as pessoas tomam as decisões
As pessoas enfrentam tradeoffs – é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha.
Caracteriza-se por uma acção económica que visa a resolução de um problema mas que acarreta outro, obrigando a uma escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto.
Trade-off estratégico é a decisão de Iongo prazo que a empresa deve adoptar. Por exemplo, vender produtos caros sabendo que o concorrente de menor preço terá maior fatia de mercado. O trade-off neste caso é não atender os clientes, que