economia
Esta etapa 3 do trabalho de economia tem como propósito a elaboração de uma pesquisa sobre o mercado de combustível, onde aborda seu aumento no valor no inicio deste ano de 2014 onde é relatado através de sites e informativos que essa demanda subira até 5% no seu valor , vejamos a seguir a conclusão escrita pelo grupo.
Etapa 3
1. ANP vê aumento de 5% no consumo de combustível em 2014
Sabemos bem que As vendas de diesel, o combustível de maior consumo no país, somaram 58,489 bilhões de litros. A comercialização de gasolina foi de 41,365 bilhões de litros, e que muitos Brasileiros fazem uso deste combustível, no inicio desse ano de 2014 saio estas informações, abordando o tema, sobre esse aumento , muito preocupante , por que a cada dia que passa o valor sobe mais , diante da sociedade , se torna mais do que preocupante , Segundo a analise feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o valor destinado à aquisição de veículos e compra de combustíveis no Brasil para cada uma pessoa é 1,8% de seu orçamento , e com esse aumento pesaria em grande forma no bolso de muitas pessoas .
Esse tal reajuste provocaria um quantidade significativa de aumento da inflação, o que também faz aumentar preços de passagens, como de Ônibus, trens, taxis, etc..
No ano passado (2013), houve dois reajustes no preço do combustível, o último foi em novembro, com alta no valor de 4%. Para evitar um aumento muito grande no valor da gasolina, o governo autorizou aumentar a mistura de álcool no produto, em uma proporção de 27,5%. O aumento desta mistura diminui a qualidade da gasolina e pode prejudicar o funcionamento dos motores que funcionam apenas com gasolina, em geral feitos para funcionar com uma proporção de 22% de álcool, então sabemos bem isso pode prejudicar ainda mais o bolso dos Brasileiros. Segundo o governo esse sera o menor reajusto chamado internamente de “simbólico”, após todos os problemas que a