Economia
Conceito:
A macroeconomia estuda a integração dos agentes econômicos, família, empresas, governo, busca oferecer uma visão e estudo global em aspectos que envolvem todos estes agentes.
Comportamento global de uma economia, estuda o comportamento dos agentes econômicos como um todo, analisa poupança, desemprego e produção total.
Objetivos: crescimento da economia, pleno emprego e controle da inflação.
Valor agregado:
Valor adicional que os bens e serviços adquirem após serem transformados no processo produtivo.
Áreas de atuação e analise da macroeconomia:
Crescimento econômico
Existência de recessões
Inflação
Desemprego
A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior.
Contabilidade nacional
A contabilidade nacional (CN) ou sistema nacional de contas (SNC) é um instrumento que representa, sintetiza e quantifica as transações realizadas de uma economia. Apesar de partilhar muitas características com a contabilidade das empresas, a contabilidade é baseada em agregados econômicos. No Brasil, a contabilidade nacional é chamada de contabilidade social.
As contas nacionais representam de uma maneira geral a produção, o rendimento e a despesa dos agentes económicos dentro de uma economia, incluindo as transações com o resto do mundo, e a sua riqueza. O sistema de contas nacionais tanto regista fluxos como stocks no final do período, assegurando que os fluxos coincidem com os novos stocks.
Na contabilidade nacional, há uma grande variedade de agregados como o produto interno bruto - o mais conhecido -, o rendimento disponível, a poupança e o investimento. A medição e o desenvolvimento destes agregados macroeconómicos ao longo do tempo é objeto de interesse para os decisores políticos e