economia
A termoquímica, também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre.
A termoquímica apoia-se sobre duas generalizações, estabelecida em termos modernos, eles são os seguintes:
Leis de Lavoisier e Laplace (1780): A transferência de energia acompanhando qualquer transformação é igual e oposta a transferência de energia acompanhando o processo reverso.
Lei de Hess (1840): A variação de energia (entalpia) total de uma reação é a soma das entalpias de reação das etapas em que a reação pode ser dividida.
Quando há liberação de calor, o processo é chamado de exotérmico; e quando há absorção de calor dizemos que o processo é endotérmico.
Exemplos:
Reação exotérmica
Esse tipo de reação possui energia negativa, quando a entalpia total é comparada entre os produtos e os reagentes, faz com a que a entalpia seja também negativa mostrando que a liberação de energia (em forma de calor) foi maior. Sendo assim, a temperatura inicial dos reagentes é sempre maior do que a final dos produtos.
Veja a fórmula:
C(grafita) + O2(g) → CO2(g) + 94,1kcal
Na reação acima, 1 mol de CO2(gás) é formado a partir de grafita e oxigênio, ocorrendo a liberação de 94,1kcal.
Podemos representar as reações exotérmicas através do gráfico:
No gráfico acima, veja que os produtos são menores que o conteúdo energético dos reagentes.
Numa reação exotérmica, o calor é escrito assim como um produto.
A + B → C + D + x kca
L
Reação