Economia
A palavra economia deriva do grego oikomos, que significa administração de casa ou Estado.
Conceito geral: é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos (se deve a limitação dos recursos produtivos, aliada as ilimitadas necessidades humanas) na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas da melhor maneira possível.
Recursos produtivos ou fatores de produção:mão de obra, terra, matéria prima, tecnologia e capital.
Insumos: elementos que são consumidos ou transformados ao longo do processo produtivo de um bem ou serviço.
As demais questões que envolvem a economia como o desemprego, déficit público são causadas pela impossibilidade de atender as necessidades de todos. A economia estuda, portanto, como lidar com essa dicotomia (recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas limitadas).
Essa necessidade de que falamos são os bens econômicos que se dividem em materiais (coisas, produtos) e imateriais (serviços).
Responder algumas perguntas como: o que e quanto produzir? como produzir? para quem produzir? Ajuda a resolver esse problema. Entretanto, a forma como um Estado tratará essas questões depende da sua forma de organização econômica.
Sistemas econômicos: é a forma política, social e econômica de organização de uma sociedade.
Economia centralizada/planificada ou sistema socialista: as questões econômicas são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública nos meios de produção (fatores deprodução) - bens, terras prédios, matéria prima. Sempre investe, mesmo quando não sobra e o individuo não é proprietário daquilo que produz, sendo apenas a mão de obra algo privado. EX: China e Cuba.
Sistema capitalista ou de economia de mercado: o que rege a economia são as forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos