economia
JANINE COSTA MAIA RM: 24.977
THATIANA FERRO SIMÕES RM: 24.722
VALDENORA BARBOSA RM: 24.734
A INFLAÇÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA
GUARUJÁ – SP
2014
A Inflação na Economia Brasileira
Fontes: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1943 http://www2.unijui.edu.br/~castoldi/nutri/Texto_9.pdf
Com base no texto, a inflação é conceituada como sendo o aumento contínuo dos preços em diversos tipos de mercado, sendo tratada como processo, e tendo um aumento generalizado.
A inflação causou muitos problemas na economia brasileira trazendo muitos malefícios para a população. O aumento dos preços esteve presente desde a criação da economia, e com isso era constante suas alterações.
Com o surgimento da inflação por demanda, que é consistida por um acumulo de pedidos de um determinado produto em relação à sua produção, foi causada para esconder os déficits públicos que foram intensificados no governo JK. A inflação de custos, que é o aumento dos custos dos produtos e matérias primas em geral, elevava os preços, pois foi descoberta pelo aumento dos salários em comparação à produtividade da economia. a monetária é a emissão exagerada de dinheiro por parte do governo.
Em 1964, com o Plano Econômico do governo Castelo Branco, o PAEG (Plano Econômico do Governo), foi instituído uma política salarial audaz, para impedir a inflação de custos. Nos anos de 1968 a 1973, foi à época intitulada como Milagre Econômico, pois houve mudanças nas análises inflacionárias, e os preços passaram a ser monitorados pela CIP (Conselho Interministerial de Preços). Em 1984 a balança comercial parecia equilibrada, pois houve a desvalorização cambial, e com o aumento do consumo, o país voltou a crescer, porém em 1987 com o mau resultado do Plano Cruzado, a inflação começou a ressurgir.
As desvalorizações que houve em meados de 1982 e 1983 fizeram com que o patamar inflacionário