economia
a) Defina moeda e suas funções.
Moeda é um instrumento usado para intermediar as transações de troca de bens e serviços. Suas funções são a) instrumento ou meio de troca; b) denominador comum monetário, ou seja, ajuda a expressar os valores dos bens e serviços numericamente; c) reserva de valor, pois pode ser acumulada para uso posterior.
b) Defina moeda fiduciária e moeda lastreada.
Moeda lastreada é aquela que está atrelada a algum objeto de valor, normalmente o ouro, como acontecia nos primórdios do sistema bancário. O ouro era uma garantia da moeda-papel, pois podia ser convertida em ouro a qualquer momento. Já a moeda fiduciária, predominante nos dias de hoje, não está atrelada a um objeto de valor ou metal precioso, mas na confiança naquela moeda e naquele sistema financeiro, não possui lastro.
2 – Com relação aos meios de pagamento:
a) Conceitue meios de pagamento.
São as moedas de liquidez imediata e que não rendem juros, e constitui o total da moeda à disposição do setor privado não bancário.
b) Defina M1, M2, M3 e M4.
M1: moeda em poder do público somado aos depósitos à vista; M2: M1 somada aos depósitos para investimento, depósitos de poupança e títulos privados; M3: M2 somada a fundos de renda fixa e operações compromissadas com títulos federais; M4: M3 somada a títulos federais, estaduais e municipais.
c) O que vem a ser monetização e desmonetização? Qual a relação desses conceitos com a taxa de inflação?
Monetização é o aumento da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros, que normalmente ocorre em uma situação de inflação baixa, pois as pessoas irão manter mais moeda que não rende juros em relação aos demais ativos; já no processo de desmonetização, ocorre o inverso, e se a inflação está alta a tendência é que as pessoas preferiram manter resguardada moeda em aplicações que rendem juros, para não perderem (tanto) poder aquisitivo.
d) Dê dois exemplos de criação e dois exemplos de