Economia
1.O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE MERCADO
O funcionamento de uma economia capitalista ou de mercado está baseado em um conjunto de regras, pelo qual se compram e vendem bens e serviços.
Mercado é toda instituição social na qual bens e serviços, assim como os fatores produtivos, são trocados livremente.
Alguns mercados são lugares reais aonde as pessoas vão comprar bens, em outros casos, poucas pessoas realizam, por telefone ou outro meio de comunicação, a maior parte da atividade. São exemplos destes tipos de mercado o CEAGESP em são Paulo (lugar real) e mercado de títulos da dívida pública (negociação virtual).
Existem três tipos de fluxos no mercado, o de bens e serviços, o dos fatores produtivos e o dos pagamentos monetários. No primeiro caso estão as empresas que fornecem bens e serviços aos consumidores. No segundo estão as famílias (consumidores) que utilizamos bens e serviços oferecidos pelas empresas e fornecem fatores produtivos (terra, trabalho e capital) àquelas empresas. Por fim temos o fluxo dos pagamentos monetários, feitos pelos consumidos às empresas pela aquisição ou uso de bens e serviços e das empresas às famílias pela contratação dos fatores produtivos fornecidos por estes.
Todavia, o essencial de todo mercado é que os compradores e vendedores de qualquer bem ou serviço entram livremente em contato para comercializá-lo. Sempre que isso ocorre, podemos dizer que estamos diante de um mercado.
2.OS MERCADOS E O DINHEIRO
No sistema econômico atual, o mercado funciona como um ciclo de consumo através de um intercâmbio indireto de bens e serviços. O sujeito troca seu trabalho por dinheiro, depois troca seu dinheiro por um bem ou serviço. A empresa que vendeu este bem ou serviço recebe o dinheiro do sujeito, parte deste dinheiro paga quem forneceu a mercadoria, outra parte faz o pagamento dos custos da mercadoria, onde se inclui o pagamento do funcionário, impostos etc. e uma terceira