Economia
APOSTILA 1 DE ECONOMIA APLICADA A ENGENHARIA
Professor Kenji – 2013/2
ECONOMIA
Economia é o estudo de como a sociedade decide empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados e distribuí-los para consumo, agora ou no futuro, entre os vários indivíduos e grupos da sociedade.
Necessidades humanas: São diversificadas e insaciáveis. Sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la.
Recursos escassos: diz-se que os recursos são escassos porque a sociedade possui desejos ilimitados, enquanto os recursos disponíveis não o são. Dessa forma, é preciso que os recursos sejam utilizados com eficiência.
Escassez: significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico.
Pirâmide das necessidades de Maslow
Devem ser resolvidas as seguintes questões:
• Que bens serão produzidos e em que quantidades;
• Como os bens serão produzidos;
• Para quem os bens serão produzidos.
BENS
Os bens podem ser classificados por diferentes tipos, em relação à renda e aos preços, um bem pode ser:
• Bens de consumo: são os bens materiais duráveis e não duráveis.
• Bens de capital: são o que utilizamos para produzir outros bens ou serviços, como máquinas ou os prédios.
SERVIÇOS
Não se destina a produzir um bem, mas sim uma necessidade a partir de uma atividade. Pode-se diferenciar um bem como algo tangível e um serviço como algo não tangível.
FATORES DE PRODUÇÃO
Os recursos utilizados para a produção de bens e serviços que irão satisfazer os desejos da sociedade são chamados de fatores de produção e podem ser classificados como:
• Naturais - são obtidos diretamente da natureza como, por exemplo, a terra; • Trabalho - representam o esforço humano necessário para a execução da tarefa como,