Economia
2) 2.1 Política Fiscal Expansiva: Quando tem como objetivo estimular a Procura Agregada, nomeadamente quando a economia vive um momento recessivo e é preciso estimular o crescimento da economia. Este tipo de política fiscal tende a aumentar o déficit a provocar inflação. Os seus objetivos são de aumentar a produção e reduzir o desemprego.
Política Fiscal Restritiva: Quando tem como objetivo travar o crescimento da Procura Agregada. Este tipo de políticas são usadas quando estamos perante uma expansão excessiva da economia e a inflação começa a escapar ao controlo. Estão geralmente associadas a superávits orçamentais. Ao diminuir a Procura Agregada, a Política Fiscal Restritiva, reduz o Emprego e produz um excesso da oferta agregada de bens, criando assim uma pressão deflacionária na moeda.
2.2 Política monetária restritiva: É um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda e a encarecer os empréstimos quer dizer que a quantidade de dinheiro é diminuída ou mantida estável.
Política monetária expansionista: É formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os