economia
“É considerada o marco fundamental do processo de consolidação da produção industrial brasileira e mesmo latino-americana. Foi o período histórico de maior redução do nível de atividade em quase todos os países do mundo.
2-Que mecanismos de defesa do café foram utilizados durante a Grande Depressão? De que forma a desvalorização cambial atendia ao objetivo de defesa do café?
A política de defesa do café, sem mecanismos efetivos para conter a superprodução, só agravava esse desequilíbrio. Nossa economia ainda era imensamente dependente do café – uma de suas únicas rendas – portanto, mais uma vez, lançou-se mão do mecanismo cambial para sua defesa. Entretanto, o preço continuava caindo. o governo tomou a decisão de utilizar uma solução econômica lógica, embora aparentemente absurda: a diminuição da oferta de café pela queima de excedentes
4-Que papel assumiu o mercado interno após a Grande Depressão?
Durante a Depressão o preço dos importados subiu cerca de 33%, causando uma redução das importações na ordem de 60%. Parte da procura, antes satisfeita com importações, passou a ser atendida pela oferta interna. Assim, a demanda interna passaria a ter importância crescente como elemento dinâmico nessa conjuntura de recessão mundial. Tratava-se de uma situação nova com a preponderância do setor ligado ao mercado interno no processo de formação de capital e no conjunto de investimentos do país.
5. O que caracteriza o modelo de industrialização dos substituição de importações?
Segundo Maria da Conceição Tavares, a Grande Depressão foi um momento de ruptura com o modelo primário-exportador da economia brasileira em favor de um modelo de desenvolvimento voltado para o mercado interno. O conceito de substituição das importações, além de significar o início da produção interna de um bem antes importado, denota também uma mudança qualitativa na pauta de importações do país, ou seja,