Economia
Microeconomia È a parte da economia que se ocupa da análise do comportamento das unidades econômicas, como as famílias, os consumidores e as empresas, preocupando-se com a formação de preços e o funcionamento do mercado de cada produto individual.
Macroeconomia, È parte da economia que diz respeito aos grandes agregados nacionais. ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis como o nível geral de preços, a formação da renda nacional, mudanças na taxa de desemprego, taxa de câmbio, balanço de pagamentos.
Entende-se por bens livres: os bens que são gratuitos e que satisfazem necessidades humanas denominadas não-econômicas;
Problema da escassez existe porque:as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos produtivos são limitados;
A escassez é a preocupação básica da Ciência Econômica;
Quantos aos Bens Econômicos podem-se dizer: São bens materiais e imateriais (ou serviços) são intangíveis; que ao contrário dos bens imateriais, os bens materiais podem ser tocados; cuidados de um médico, serviços de transporte .Entende-se por bens de capital bens que permitem a produção de outros bens;
Entende-se por bens de consumo: os bens econômicos utilizados diretamente para a satisfação das necessidades humanas;
Instrumentos de política macroeconômica é : Os principais instrumentos de política macroeconômica são: política fiscal, monetária, cambial, comercial e de renda. Estes instrumentos são administrados com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e uma distribuição justa de renda.
Estrutura de análise macroeconômica:Tradicionalmente a estrutura básica do modelo macroeconômico compõe – se de cinco mercados: mercado de bens e serviços:Oferta agregada de bens e serviços =