economia
Os números de crescimento do setor de franchising ainda não foram divulgados oficialmente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), porém as expectativas giram em torno de 13,5% para o ano de 2013, atingindo a marca de R$ 177 bilhões de reais.
O crescimento do franchising é fruto do amadurecimento do setor e melhora da renda da população brasileira nos últimos anos. Com maior renda, a população tende a consumir mais produtos, além de incorporar novos serviços usualmente não utilizados em seu dia a dia.
Exemplos de novos serviços estão: contratação de serviços de lavanderia, alimentação fora de casa, serviços de instrução – cursos de inglês e profissionalizantes, entre outros.
Crescimento do Franchising 2014 – Ótima Oportunidade e números comprovam
Distante da pujança de crescimento do franchising no Brasil, está o crescimento do PIB Brasileiro em 2013, crescimento este de apenas 2,30%. Apesar de baixo nível de crescimento, mostra uma relativa melhora em comparação ao ano de 2012.
Para 2014 as projeções para crescimento do PIB continuam tímidas de acordo com diversos economistas, com expectativa de apenas 1,99%, abaixo ainda das projeções para os demais países que formam o BRIC. Evolução do setor de Franchising no Brasil
Ao avaliar os números de evolução do setor de franchising de 2001 até 2012, percebe-se claramente o constante crescimento do setor ano a ano frente ao crescimento da economia brasileira.
O franchising representa uma força importante na economia brasileira, gerando mais de 100 mil de empregos diretos (todos empregos formais), mais de 2000 marcas disponíveis em diferentes segmentos e o Brasil está posicionado como o terceiro país no ranking mundial de Franchising, atrás apenas dos Estados Unidos e China.
Gráfico comparativo; Evolução do PIB Brasileiro comparada com a evolução do setor de franchising / franquias do ano de 2011 até 2012.Fonte: