economia
(Setor externo e inflação)
Data da entrega: até 22.07.2014
ALUNOS: Edson Jacinto Scapinello, Tiago Aureo Alves dos Santos
Questões
1) Em uma economia aberta, em que há livre mobilidade de capital (recursos financeiros e/ou capitais especulativos), a variação na taxa de juros doméstica (Selic) influência na decisão de aplicação de recursos por parte de estrangeiros.
Sabendo disso, explique a seguinte situação:
a) Qual o impacto sobre a taxa de câmbio de uma elevação na taxa Selic?
R - Com a elevação da taxa média de juros (Selic) irá provocar no mercado a busca por títulos públicos em virtude deste serem mais atraente (maior rentabilidade) que outros ativos. Dessa forma, atrairá investidores internos e externos(especuladores) ocorrendo entrada de dólares na economia. Essa ação será possível em virtude do país possuir uma economia aberta, aonde existem poucas barreiras à entrada, ou seja livre entrada de produtos estrangeiros no país. Portanto ocorrerá a valorização da taxa de câmbio.
b) Como o comércio exterior do país (exportações e importações) é afetado sob esta situação (alteração na taxa de câmbio através do aumento da taxa Selic)?
R – Com o aumento da taxa Selic ocorrerá o efeito de aumento da importação tendo em vista a valorização da moeda nacional frente ao Dólar. Em contrapartida, reduzirá a exportação com o efeito da valorização da moeda nacional, o custo para exportação será maior. Com relação a custo de oportunidade, com o aumento da taxa Selic, o empresário terá a possibilidade de aplicar o seu capital tendo em vista a oportunidade de uma maior rentabilidade, frente à aquisição de bens/equipamento.
c) O que podemos esperar do nível de preços (inflação) com essas alterações (taxa de juros e taxa de câmbio?
R - Com o aumento da taxa média de juros(Selic), por se tratar de uma ação contracionista por parte do Governo, terá o efeito de redução da inflação. Esse efeito se deve em