Economia
Princípio do Registro pelo Valor Original estabelece que os componentes do patrimônio devem ser primeiramente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
Componentes patrimoniais são conjuntos de bens, direitos e obrigações de uma entidade são classificados em bens ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações), uma vez integrado ao patrimônio, podem sofrer variações decorrentes de custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária.
Custo corrente é uma forma de avaliação de ativos que representa o preço de troca, que seria obrigatório para obter o mesmo ativo ou um compatível. O custo corrente de um ativo em uso, seria determinado pelo preço de mercado do mesmo ativo ainda não utilizado, deduzindo-se deste a desvalorização, se houver, ou a parcela que gerou benefício para a organização.
Valor Realizável é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios, e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda”.
Também conhecido como preços correntes de venda esta metodologia prevê que se os produtos da empresa forem vendidos em um mercado organizado, o preço corrente de venda seaproxima, razoavelmente, das entradas de caixa esperadas para esses produtos a curto prazo.
Trata-se de um valor de saída, ou preço de troca, valor pelo qual os ativos podem ser vendidos ou trocados, quando deixarem a entidade.
Esse procedimento é mais usado para ativos destinados à venda imediata como estoques de produtos acabados ou já bem próximos da fase final de acabamento,
Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se