economia
Trabalho individual parte 1:
1.Variaveis e seu comportamento ao longo do periodo de 2005-2009
Tabela 7 - Produto Interno Bruto - PIB e formação bruta de capital fixo – 2005-2009 segundo esta tabela o proto interno bruto (PIB) cresceu ao longo do tempo, e uma das causas deste crescimento foi a formação bruta de capital fixo,e que cada vez mais sua participação se torna expressiva como integrante do PIB.
Tabela 4 - Variação real anual dos componentes do Produto Interno Bruto pela ótica da despesa- 2005-2009
A formação bruta de capital fixo na economia brasileira chegou R$ 585,3 bilhões em 2009. isso significa um aumento de 1,0% em comparação com o ano anterior, que correspondia a R$ 579,5 bilhões. Entretanto, em termos de volume, verificou-se declínio de 6,7% em 2009, havendo uma variação negativa.
Tabela 20 - Receita tributária, por esferas de governo – 2005-2009:
Durante o periodo a receita tributária cresceu gradual e irregular de modo que seu maior crescimento tenha sido no observado no ano de 2007.
2.Artigos
Artigo 1: O Custo de oportunidade da Copa do Mundo
Torcer ou não torcer, eis a questão. Eu apoio a segunda opção convicto que esta não representa a solução dos problemas do Brasil, mas ao escolhê-la levo em consideração o conceito de custo de oportunidade aplicado à Copa do Mundo. A realização do Mundial em território brasileiro não mudará a qualidade das nossas universidades, por exemplo, pelo simples fato que as verbas destinadas à educação são cumpridas. O problema é o ralo da corrupção.
Portanto, o custo de oportunidade da Copa do Mundo não é financeiro no sentido de questionar montantes que poderiam ter sido utilizados para construir hospitais ou escolas, mas que foram direcionados para a construção de estádios. Pode-se