Economia
ALTERNATIVAS
A teoria contingencial recebeu essa denominação baseada no conceito da incerteza: de que algo pode ou não ocorrer. A teoria da contingência preconiza que situações diferentes exigem práticas diferentes, sugerindo uso das teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas apenas de forma combinada. Pode-se afirmar que a teoria contingencial é um desenvolvimento da teoria de sistemas e atinge estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis. A abordagem contingencial explica que existe uma relação entre o ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos das organizações.
A Administração por Objetivos (APO), conforme preconizada por Peter Drucker, propõe que as empresas se preocupem menos com os fins e mais com as atividades que são desenvolvidas para atingi-los. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:
ALTERNATIVAS
Apesar de fortes evidências de que objetivos e metas contribuem com o desempenho, a APO recebeu críticas. A APO pode ser definida como um sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual. Uma das críticas à APO é que as metas quantitativas encorajam os funcionários a concentrar seus esforços na quantidade da produção e não na qualidade. Metas quantitativas evitam práticas questionáveis e desonestas, como entregas que não foram solicitadas.
O Desenvolvimento Organizacional (DO) é um processo de mudança planejada na organização, com o objetivo de alcançar determinada condição. O DO não é uma teoria administrativa propriamente, mas um movimento preocupado em aplicar as ciências do comportamento na