Economia
A aceleração do aumento da inflação no governo de Itamar Franco causada pela expansão dos gastos do governo, notadamente com pessoal e em cargos; nova política salarial, com o aumento da indexação de salários; e redução das taxas reais de juros, levou o governo Itamar Franco a implementar o Plano Real.
O Plano Real foi o programa brasileiro de estabilização econômica que promoveu o fim da inflação elevada no Brasil. O plano passou por três fases:
1. O programa de ação imediata (PAI)
2. A criação da unidade real de valor (URV)
3. A implementação da nova moeda, o Real.
1ª etapa
O programa de ação imediata foi um conjunto de medidas econômicas elaboradas em julho de 1993, que preparou o Brasil para o lançamento do Plano Real um ano depois. O PAI apontou as seguintes necessidades:
* Corte de gastos públicos - de aproximadamente 6 bilhões de dólares;
* Recuperação da receita;
* Austeridade no relacionamento com Estados e Municípios;
* Ajustes nos bancos Estaduais;
* Redefinição dos bancos Federais;
* Privatizações.
2ª etapa
A criação da unidade de real valor (URV) ocorreu em 27 de maio de 1994, inicialmente convertendo os salários e os benefícios previdenciários, promovendo a neutralidade distribuitiva.
3ª etapa
No dia 30 de junho de 1994, foi editada a Medida Provisória (MP434) que implementou a nova moeda, o Real. Teve como objetivo a estabilidade monetária (controle do processo inflacionário) e se sustentou em três pilares:
a. Âncora cambial
b. Abertura econômica
c. Base monetária rígida (juros altos)
Custos da Estabilidade Econômica
A estabilização dos preços advinda com o Plano Real não foi isenta de custos. Podemos destacar quatro grandes custos para manter a estabilidade, causaram na economia do país :
a. Aumento descomunal da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFI);
b. Elevação da dívida externa liquida;
c. Baixo crescimento da economia (PIB);
d. Disparada da taxa de desemprego.
Em síntese, o