Economia
Caderno de Estudos - Custo de oportunidade: conceitos e contabilização
alguns autores classificados como da Área contábil financeira. "".
É mostrado que o travestir o conceito do custo de oportunidade de "Juros sobre o capital próprio" foi a "saída emergencial" da contabilidade ao lhe ser feito o desafio para que incorporasse em seus registros o conceito oriundo da ciência irmã, tais as dificuldades que surgiram.
Assim, mesmo que uma solução definitiva não se tenha vislumbrado na literatura, ao constatar que tentativas existem são estímulos para que os contabilistas continuem abertos a mudanças e a todas as tentativas de aprimorar o poder informativo da contabilidade.
Conceituação de Custo de Oportunidade
Visão Econômica
A economia pode ser entendida como um estudo da escassez e dos fenômenos delas resultantes, de forma mais sofisticada, como o estudo da alocação de recursos escassos entre usos alternativos com vistas à satisfação das necessidades. Para construir uma teoria econômica, os economistas elaboram hipóteses amplas de forma que possam deduzir
"Leis econômicas" também amplas. Uma das hipóteses é a de que os seres humanos são racionais, querem sejam eles consumidores, quer sejam eles empresários: sabem o que fazem, sabem fazer o que sabem no momento em que devem faze-lo.
Outros sim são suficientemente perspicazes para não desperdiçar recursos que tenham em mãos, mesmo que tais recursos estejam, em determinado momento, materializados sob forma de moeda. Além disso, quando consumidores, os seres humanos buscam sempre a maior satisfação ; quando empresários, buscam entre outros objetivos, a maximização do lucro.
Para que aquela presumida perspicácia possa ser praticada, a Economia institucionaliza os "mercados onde as trocas ocorrem onde se presume a existência de estreito contato entre os que neles interagem e o pleno conhecimento, destes, sobre tudo o que está a ocorrer em tais mercados".
Os preços de bens e de