Economia
Aula-tema 5 – Macroeconomia: o lado real da economia
Web Aula 1: Produto Interno Bruto (PIB) e seus diversos conceitos
Vamos
analisar
como
são
mensuradas
as
principais
variáveis
macroeconômicas e quais os seus principais componentes.
Bem, primeiro devemos nos perguntar o que é este Produto Interno
Bruto (PIB) de que tanto se fala nos jornais? Já vimos que é importante que ele cresça.
Mas como ele é calculado? Ele é calculado somando-se tudo o que é produzido no país. E como se somam banana, laranja, caminhão, avião, dedal etc.? Simples: multiplique a quantidade produzida pelo seu respectivo valor e some todos os valores; assim, teremos o valor total do PIB.
Comparando o valor de um ano com o de outro, teremos o quanto foi produzido a mais em uma economia como um todo. Mas e se tiver ocorrido uma inflação no país, aumentando o valor de todos os bens? Então não valeria este cálculo, não é? Nesse caso, temos que deflacioná-lo, ou seja, tirar a inflação do período. Quando fazemos isso, estamos calculando o chamado PIB real.
Mas se o PIB real nos mostra tudo o que foi produzido no Brasil, ele também inclui as empresas multinacionais, não é? Sim. E elas entram no cômputo do PIB? Claro que sim, afinal produziram dentro das fronteiras do país. Mas o lucro delas não vai para a matriz no exterior? Claro que vai. Por isso, chamamos de Produto Nacional Bruto (PNB) o total do PIB menos o dinheiro que vai para fora do país e mais o dinheiro que recebemos de fora do país. Chamamos este dinheiro de Renda Líquida Enviada ao Exterior e Renda Líquida Recebida do Exterior, respectivamente.
Mas essa não é a única maneira de mensurar o PIB. A mais importante é a que analisa o PIB pela ótica da demanda agregada, pois é nela que se fazem os ajustes da economia utilizando-se os instrumentos de política econômica. © DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio