Economia
Documento de Trabalho
2014: ANO INTERNACIONAL DA
AGRICULTURA FAMILIAR
INFLUÊNCIA DAS TAXAS DE CÂMBIO NA
AGRICULTURA
João Mosca, Yasser Arafat Dadá e Kátia Amreén Pereira
Nº 20
Setembro
2014
Ab
O documento de trabalho (Working Paper) OBSERVADOR RURAL (OMR) é uma publicação do
Observatório do Meio Rural. É uma publicação não periódica de distribuição institucional e individual. Também pode aceder-se ao OBSERVADOR RURAL no site do OMR
(www.omrmz.org).
Os objectivos do OBSERVADOR RURAL são:
Reflectir e promover a troca de opiniões sobre temas da actualidade moçambicana e assuntos internacionais.
Dar a conhecer à sociedade os resultados dos debates, de pesquisas e reflexões sobre temas relevantes do sector agrário e do meio rural.
O OBSERVADOR RURAL é um espaço de publicação destinado principalmente aos investigadores e técnicos que pesquisam, trabalham ou que tenham algum interesse pela área objecto do OMR. Podem ainda propor trabalhos para publicação outros cidadãos nacionais ou estrangeiros. Os conteúdos são da exclusiva responsabilidade dos autores, não vinculando, para qualquer efeito ao Observatório do Meio Rural.
Os textos publicados no OBSERVADOR RURAL estão em forma de draft. Os autores agradecem contribuições para aprofundamento e correcções, para a melhoria do documento final.
Em 23 de Novembro de 2013, as Nações Unidas lançaram o ano internacional da agricultura familiar 2014 (AIAF). Nessa ocasião, o Director-Geral da FAO proferiu um discurso, do qual se destacam os seguintes extractos:
Necessitamos reposicionar a agricultura familiar de forma que ocupe um lugar prioritário nos programas nacionais e regionais.
…. Os governos desempenham um papel fundamental liderando o apoio para que a agricultura familiar possa alcançar o seu potencial. … nada se assemelha mais ao paradigma da produção alimentar sustentável que a agricultura familiar. Os agricultores familiares
desenvolvem