Economia
Assim o déficit da previdência considerado como um epicentro do problema fiscal do país tem como vimos aspectos ideológicos, demográficos e macroeconômicos. As raízes ideológicas proveem da falência do modelo socialista que vigorava e da contra reforma capitalista empreendida, calcada no tripé estado mínimo, livre comércio e corte nos gastos sociais.
O Gasto Público é o que levou a crise da União Europeia?
A crise financeira na zona do euro, deu-se, fundamentalmente, por problemas fiscais. Alguns países, como a Grécia, gastaram mais dinheiro do que conseguiram arrecadar por meio de impostos nos últimos anos.
A análise das contas nesse país constatou um grave déficit público estrutural, devido ao aumento dos gastos públicos, impulsionados pela elevação dos salários do funcionalismo, que praticamente dobraram. O país viveu nos últimos tempos sob um padrão de vida que não correspondia com a dimensão dos cofres públicos. Enquanto estes eram esvaziados pelos gastos, a receita era atingida pela alta evasão de impostos, prática generalizada na Grécia. Em síntese, em todos os aspectos, se tem um comportamento inadequado com a boa prática da gestão das finanças públicas. Este problema, entretanto, não é isolado ou concernente apenas à Grécia. Outros países Europeus enfrentam problemas com as contas públicas do governo, inclusive, alguns tidos como referencia em termos de