economia
(A) existe somente uma empresa ofertando um determinado bem.
(B) poucos compradores detêm o poder de barganha junto aos muitos vendedores.
(C) as decisões sobre o preço e a produção de uma das empresas vão influenciar o comportamento econômico de seus concorrentes.
(D) os produtos são bastante heterogêneos.
(E) não há barreiras à entrada de novas firmas.
2) Uma atividade produtiva em que, por razões técnicas, é inviável a existência de mais de um produtor, dada a insuperável vantagem em termos de custos de produção do produtor já existente como, por exemplo, a distribuição de água ou de eletricidade em uma cidade onde, dada a necessidade de uma rede extensa de canos ou de cabos, seria impraticável a entrada de novos fornecedores. O fornecimento de bens ou serviços que têm essa característica em geral é feito por entidade estatal, ou é regulado pelo estado. Este texto faz referência a(o)
(A) monopsônio. (B) concorrência monopolista (C) Oligopólio (D) cartel (E) monopólio.
3)Qual é a estrutura de mercado em que demandadores concentram em suas mãos a compra dos fatores de produção em condições de influenciar nos preços de mercado e que sempre estão em número reduzido?
(A) Monopsônio (B) Concorrência monopsonística (C) Oligopsônio (D) Oligopólio (E) Monopólio.
4) Quando os economistas observam mercados, eles observam primeiro a estrutura de mercado, isto é, como ele está organizado. Qual alternativa demonstra melhor a semelhança entre as firmas que atuam na estrutura de mercado monopolista e a de concorrência perfeita?
(A) Tanto no monopolista quanto nas firmas em concorrência perfeita, o preço excede a receita marginal: os compradores pagam pelo produto mais que o custo marginal de produzi-lo.
(B) Nas duas