economia
INFLAÇÃO DE DEMANDA Refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. A probabilidade de inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo proximo do pleno emprego de recursos. Nesta situação aumentos de demanda agregada da bens e serviços, com economia já em plena capacidade, conduzem a elevação de preços, principalmente em setores produtores de insumos básicos. A elevação da procura agregada levam as empresas a demandar mais mão-de-obra, ocacionando um aumento de salário monetário(nominais) e redução das taxas de desemprego. Para combater o processo de inflação de demanda, a politica econômica deve basear-se e estrumentos que provoquem a redução da procura agregada por bens e serviços(redução dos gastos do governo, arroxo salárial, aumento das taxas de juros).
INFLAÇÃO DE CUSTO A inflação de custo pode ser associada a uma inflação tipica de oferta. O nivel de demanda permanece o mesmo, mas os custos de sertos fatores importantes aumenta. As causas mais comuns dos aumentos dos custos de produção são o aumento dos salários, aumento do custo de matérias-primas e a estrura de mercado.
EFEITOS PROVOCADOS POR TAXAS ELEVADAS DE INFLAÇÃO Poderia-se pensar que todos os preços de bens e serviços subiria igualmente mas não é oque acontece, os efeitos de um processo inflacionário são mas sentidos