Economia
1.1. A empresa industrial 1.2. Características de uma empresa industrial
Economia e Organização Industrial 1
Conceito de Economia
• Deriva do grego: “aquele que administra o lar”. grego: lar”. • Economia é uma ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre os grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas.
• A ciência que estuda a escassez. • A ciência que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos. • O Estudo da forma pela qual a sociedade administra o seus recursos escassos.
Economia e Organização Industrial 2
Problemas econômicos fundamentais
Necessidades Humanas: Ilimitadas / Infinitas. Versus Recursos Produtivos (Fatores de Produção) (Recursos naturais, Mão de Obra, Capital) Limitados e Finitos Problema Escassez: natureza limitada dos recursos da sociedade. (restrição física dos recursos)
Economia e Organização Industrial 3
Problemas econômicos fundamentais
O QUE e QUANTO produzir ? A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto ? COMO produzir ? Questão de eficiência produtiva. Capital ou mão-deobra intensiva. PARA QUEM produzir ? Como será a distribuição de renda gerada pela atividade econômica. Quais os setores beneficiados.
Economia e Organização Industrial 4
Problemas econômicos fundamentais
Setores econômicos Primário: Onde o produto se encontra da forma natural e não sofreu nenhum processo de transformação. Pesca, agricultura. Secundário: Onde o produto extraído do setor primário vai passar por um processo de transformação. Indústria, construção. Terciário: Setor onde ocorre a prestação de serviços. Bancos, comércio.
Economia e Organização Industrial 5
Referências
ROSSETTI. Introdução à Economia. 19.ed. São Paulo: Atlas, 2002. VASCONCELLOS. Economia: micro e macro. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2011.