Economia
1. Definição de Economia
O objetivo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar a qualidade de vida da população.
O termo economia tem sua origem na Grécia antiga com:
Xenofonte (355 a.C.): Economia: óikos casa nómos lei
A Economia era entendida como princípios de gestão de bens privados. Tratava de conhecimentos práticos de gestão doméstica, ou do Estado.
Na atualidade a Economia é definida como uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Por que a escassez gera problemas econômicos semelhantes em qualquer comunidade. Mas a forma de enfrentá-la, ou seja, a forma de organização da atividade econômica varia.
A questão central do estudo da Economia é como alocar recursos produtivos escassos (limitados) para satisfazer as necessidades da população.
Se os recursos fossem ilimitados, não haveria necessidade de uma ciência da Economia, uma vez que todas as necessidades seriam satisfeitas por bens gratuitos, como a água do mar e a areia do deserto.
MICROECONOMIA
Microeconomia (Teoria de Preços)– estuda o comportamento das famíliasConsumidores) das empresas e (Firmas) os mercados (Mercados específicosnos quais operam).
Análise da demanda: teoria do consumidor (individual) e da demanda de mercado.
Análise da oferta: teoria da oferta se divide em 2: da firma e de mercado
MACROECONOMIA
A macroeconomia é o estudo do comportamento da economia como um todo. Tendo como objetivo principal analisar as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e os investimentos totais. A macroeconomia também estuda como se determinam as seguintes variáveis agregadas: nível