Economia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO TÁTICO
Alina Flores
Dienifer Estéfani
Lauren Rosa
Mayara Ferreira
Rogério Vargas
Santa Maria, RS, Brasil
Maio, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITO
2.1 Características
3. PROCESSO DECISORIAL
3.1 Quatro fases essenciais
3.2 Aspectos
3.3 Tipos de decisão
3.4 Níveis de decisão
3.5 Condições
4. IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS TÁTICOS
4.1 Políticas
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Na administração, é fundamental determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los. A partir disso, faz-se indispensável o planejamento o qual significa o ato ou efeito de planejar; criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo promovendo mudanças e inovações; tomar decisões sobre o que fazer antes da ação ser necessária.
Todos os planos têm um propósito comum: a previsão, a programação e a coordenação de uma sequência lógica de eventos, os quais, se aplicados com sucesso, deverão conduzir ao cumprimento do objetivo que os comanda. Desse modo, devem responder às seguintes questões: o quê, quando, como, onde e por quem.
Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, esses níveis funcionam em conjunto e ocorrem na seguinte ordem: estratégia, tática e operação.
No planejamento estratégico, são avaliadas as forças e limitações da organização como um todo. Ele é elaborado pelo maior nível hierárquico visando um impacto mais amplo, profundo e duradouro sobre determinada organização. Existe alto grau de incerteza e sua extensão é de longo prazo.
Por sua vez, o planejamento operacional abrande uma tarefa ou operação específica (setores específicos). O grau de incerteza é reduzido devido à programação e à racionalização de todas as atividades; sua extensão é de curto prazo.
O foco desse trabalho