economia
1)PIB – produto interno bruto, é o cálculo total da riquezas geradas em um determinado lugar num determinado período de tempo, ou seja, é a soma de todos os produtos e serviços prestados a um determinado lugar em um período, o PIB é calculado ano a ano. Pode ser expresso em valor absoluto ($ ou US$), ou em variação percentual.
Os maiores PIB’s vem da União Europeia (23%) e do Estados Unidos (22%), e apenas 3% do PIB mundial é do Brasil.
Quando o PIB mundial cresce, o PIB do Brasil acompanha, o mesmo ocorreu quando teve a crise mundial de 2008.
O PIB per capta é calculado a partir da quantidade de população do país (PIB total do país, dividido pela quantidade de pessoas do país).
O PIB é determinado pelo encontro entre a demanda (consumo)e a oferta (produção-venda). São duas óticas de cálculo: a ótica da demanda (consumo das famílias, consumo do governo, investimento, exportações-importações), e a ótica da oferta (agropecuária, indústria, serviços). Essas duas óticas são uma reflexo da outra.
O PIB no brasil, atualmente é de 4,8 trilhões de reais, a partir de 2010 houve um crescimento significativo por ser o ultimo governo do presidente Lula (superou a crise), atualmente o PIB vem crescendo acompanhando o crescimento populacional, pois quanto mais produção, mais consumo. Mas, o crescimento do PIB é maior que o da população.
2)Juros nada mais é do que o preço do dinheiro (taxa $), existem duas formas de juros: juros recebidos (valor ganho em aplicações financeiras), e o juros pagos (valor pago por empréstimo/financiamento). Quem empresta o dinheiro, acaba ganhando mais dinheiro, já quem pega o dinheiro emprestado acaba desembolsando ainda mais dinheiro do que o valor inicial ( porque emprestar dinheiro para receber o mesmo valor depois? Sem vantagem). O juros pode ser simples (valor calculado m cima do valor original), ou pode ser composto (taxa sobre valor original, mais o juros sobre o valor anterior). A taxa justa de juros,