Economia
O governo realiza muitas intervenções no mecanismo de mercado, como por exemplo a determinação do salário mínimo, salário reclusão, seguro desemprego, etc.
Unidade X
Intervenção estatal
1. Generalidades
Ate o começo do século XX o mundo viveu desde a revolução francesa ocorrida em meados do século XVlll esse liberalismo foi decorrente de alguns pensadores que por volta de 1750 lutavam contra o absolutismo.
Inicialmente havia somente os ideais de liberdade, e quando conseguido espalhou-se para outros setores entre eles a economia.
Entretanto, após a quebra da bolsa de NY e com uma crise que se espalhou por todo mundo, muitos governo decidiram intervir na economia com intuito de retornar a economia com seu crescimento.
Nos nossos dias o governo intervém determinando salários, estabelecendo reajustes anuais para planos de saúde, mensalidades escolares e alugueis, estabelecimento de controle de preços ou determinação de congelamento de preços.
2. Tipos de intervenção
Desde anteriormente a crise de 1929 havia dois tipos de recomendação para a intervenção estatal, inicialmente John assegurava que o governo deveria intervir continuamente, isto porque não poderia sozinho conduzir ao plano emprego. Recomendaram que o setor publico deveria intervir na economia através de políticas fiscais e monetárias.
Os defensores dessa teoria são chamados de ``kennenzianistas`` inclusive o presidente norte americano Franklin Delano fez as intervenções nos EUA através da leitura do livro de Kennis, a crise foi develada nos próximos dez anos, tido o presidente norte-americano se reeleito três vezes consecutivas por ter realizado o (New dial)
Entretanto, Freedman, professor da universidade de Chicago, criou outra teoria sobre a intervenção estatal, dizia ele que o governo não deve intervir, nem através de políticas monetárias, e nem por meio de políticas fiscais, nos momentos de crise deveria somente manter a