Economia
QUARTO BIMESTRE
MACROECONOMIA
- Fluxo da Renda de um País
Dá-se de maneira cíclica, ou seja, ocorrem todos os meses formando pequenos ciclos, onde a renda sai de um lugar, vai para outro e volta para o mesmo lugar.
Modelo simplificado:
Para um melhor entendimento vamos imaginar um modelo econômico onde existam apenas 2 setores: famílias e empresas.
Os membros das famílias (trabalhadores) saem de suas casas e vão prestar serviços produtivos às empresas, inclusive o de possuírem, manterem e gerirem a própria empresa (empresários).
Estes serviços produtivos, realizados pelos trabalhadores nas empresas, são utilizados na produção de bens e serviços que serão destinados exclusivamente para o consumo dos próprios trabalhadores. Ou seja, a mão de obra sai das famílias em direção das empresas, e os bens de consumo produzidos, são lançados no mercado para que as famílias possam consumi-los afim suprir suas necessidades. Ex: alimentos, roupas, móveis, automóveis, etc.
Em contrapartida as empresas são obrigadas a remunerar (salários) os trabalhadores mensalmente.
Esta remuneração acaba posteriormente sendo gasta na aquisição de bens e serviços fornecidas pelas empresas.
Sendo assim, percebe-se que a renda inicialmente sai das empresas em direção das famílias (remuneração), e na sequência acaba voltando para as mesmas empresas (consumo dos trabalhadores). Por isso dizemos que o fluxo de renda é cíclico. A renda sai das empresas, e volta para as mesmas empresas no final do mês.
- As Instituições Financeiras
As Instituições financeiras colocam a disposição tanto das empresas, mas também dos trabalhadores, uma série de serviços que poderão ser utilizados por estes.
Ex: Empréstimos, Financiamentos, Conta Corrente, Caderneta de Poupança e etc.
Caso as empresas venham utilizar estes serviços, terão que arcar com uma série de encargos, como por exemplo, juros, taxa de administração de conta, taxa de abertura de