economia
Microeconomia, ou Teoria dos Preços é à parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e empresas e os mercado nos quais operam. A Microeconomia preocupa-se mais com a análise parcial, com as unidades (consumidores, firmas e mercados específicos), enquanto a Macroeconomia estuda os grandes agregados (Produto Nacional, Nível Geral de preços, etc.) dentro de um enfoque de análise global. A Microeconomia analisa a formação de preços no mercado de bens e serviços (preços dos bens e serviços) e no mercado dos serviços dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis e lucros).
* Condição COETERIS PARIBUS: é uma expressão latina que significa tudo o mais constante. A Microeconomia é parcial. Para poder analisar um mercado isoladamente, supõe que todos os demais mercados estão constantes.
4.1 A Demanda
Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. Assim, a demanda é um desejo, um plano. Representa o máximo que o consumidor pode aspirar, dada sua renda e os preços de mercado. A cada preço, a quantidade demandada é a quantidade máxima que os compradores desejam comprar àquele preço. A quantidade demandada não é necessariamente a quantidade comprada. O preço de demanda para uma dada quantidade de um bem é o maior preço que os compradores estariam dispostos a pagar pela ultima unidade dessa quantidade.
* A Lei da Demanda: Quando o preço sobe, a quantidade demandada diminui, considerando que tudo mais permanece constante, ou seja, outras coisas não se alteram. Essas outras coisas são determinantes da demanda que não são os preços e incluem fatores como a renda e os gostos ou preferências. Dizemos que a quantidade demandada e o preço têm uma relação negativa (ou inversa). Se o preço sobe a quantidade demandada cai, e quando o preço cai à quantidade demandada sobe.
* A Curva de Demanda: A