ECONOMIA
- Concorrência perfeita: Grande quantidade de compradores e vendedores nos movimentos de compra e venda de produtos e serviços, alta concorrência entre vendedores, produtos e serviços similares ou muito diferentes, acesso as informações do mercado referindo-se tanto a preço quanto a quantidade.
- Monopólio: O oposto da concorrência perfeita, apenas um ofertante de um produto ou serviço que domina grande parte do mercado em questão , sem produtos de substitutos próximos, barreiras à entrada para novas firmas na indústrias.
2. A concorrência perfeita admite que os vendedores e compradores tem um grande porte para influenciar o preço dos produtos e serviços que oferecem no mercado?
Sim, pois com o grande número de fornecedores os vendedores terão que ter um produto sempre melhor, qualidade no produto e preço competitivo, já os compradores também influenciam, pois quanto maior a demanda menor é a oferta.
3. Aponte diferenças entre oligopólio e oligopsônio.
Oligopólio, é um mercado que existem poucos vendedores para muitos consumidores e as empresas produzem produtos substitutos próximos, assim há algumas organizações Oligopolistas que agem como se fossem um monopólio, combinando preços (prática ilegal) ora existe a possibilidade das organizações trabalharem com independência que o preço fique igual a uma concorrência perfeita.
Oligopsônio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, ao contrário do caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores, ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem variando apenas a quantidade comprada
4. Baseando-se na realidade brasileira, aponte um exemplo de cada uma das estruturas apresentadas na Matriz de Stakelberg.
Monopólio: Eletropaulo