economia
A história da economia ficou marcada por várias ideologias, e dentre essas está o pensamento neoliberalista. Essa ideologia surgiu após a Segunda Guerra Mundial, tendo influenciado diversos países, em especial a Europa e os Estados Unidos, onde se deu seu primeiro aparecimento. Teve vários idealizadores, e dentre eles, Friedrich Hayek e Milton Friedman foram considerados os principais.
O Neoliberalismo tinha como objetivo principal, a pouca interferência do Estado no que se refere à economia. Assim pregavam o livre comércio que iria garantir o desenvolvimento econômico do país, gerando mais emprego, diminuído as taxas de juros, entre outros aspectos.
Mas como veremos adiante, algo falhou em seus propósitos, e assim receberam muitas criticas.
Como dito, esse pensamento influenciou outros países, entre eles o Brasil. Assim de forma breve, veremos também os reflexos dessa ideologia em nosso país.
Neoliberalismo
Considerado como uma releitura do liberalismo Clássico, o Neoliberalismo nasceu após a Segunda Guerra Mundial, na região da Europa e da América do Norte.
O termo Neoliberalismo foi designado para caracterizar uma doutrina que começou a ser desenvolvida a partir das ideias do economista austríaco Friedrich Hayek, que segundo Anderson (2000) foi reconhecido através do texto O Caminho da Servidão, escrito por Hayek em 1944, onde era contra a limitação dos mecanismos de mercado por parte do Estado.
Anderson (2000, p. 09) ainda diz que “Neoliberalismo foi uma reação teórica e política veemente contra o Estado intervencionista e de bem estar”.
Silva (NETSABER), fala que é um sistema econômico onde ocorre pouca intervenção do estado no que se refere à economia, e o mercado é regulado pela lei da procura e oferta.
Assim surgindo o livre mercado, que garante o crescimento econômico e desenvolvimento do país.
Para Silva (NETSABER), “o neoliberalismo prega a filosofia do bem estar