Economia
Aluno: Claudia Cristina Cichitte Turma: FMF0/TMBAGNX*1007-1
Disciplina: Cenários Econômicos e Tendências Prof. Eduardo Pereira
1º artigo- Expectativa de inflação: consumidores x especialistas
O que vem acontecendo com as expectativas de inflação dos consumidores e dos especialistas? Dados levantados pela FGV, a que o blog teve acesso com exclusividade, mostram, por exemplo, que o consumidor está esperando uma inflação maior para os próximos 12 meses. Se em março ele achava que ficaria em 7,2%; em abril, a expectativa subiu para 7,8%. É bem mais do que os especialistas preveem para a inflação nos próximos 12 meses: 6,3%, segundo o relatório Focus. A expectativa do mercado, além de mais baixa, ficou no mesmo patamar em março e abril, enquanto a do consumidor subiu.
Coordenadora técnica da Sondagem do Consumidor do IBRE/FGV, Viviane Seda explica que costuma ser maior mesmo a expectativa do consumidor, mas alguns pontos vêm chamando a atenção. Ela diz que, geralmente, a percepção dos consumidores acompanha a tendência da análise dos especialistas, ainda que esteja sempre em patamares superiores. Mas o que estamos vendo agora é uma alta das expectativas dos consumidores superior à do mercado, uma aceleração mais forte.
Fonte: blog Miriam Leitão em 29.04.14
O artigo clarifica a visão do consumidor quando avalia a inflação, ele não olha para o IPCA (índice de inflação oficial), mas para a inflação do seu dia a dia, faz uma avaliação particular. No último ano nota-se que o consumidor está olhando mais para outros fatores, olhando para o futuro, e menos para a inflação passada. O cenário econômico mais incerto gera medo de inflação mais forte e alta nos próximos meses. A média trimestral mostra que a tendência da expectativa de inflação do consumidor é de alta mais forte, enquanto os especialistas informam segundo a sua visão que é de ligeira curva ascendente.
A informação