economia
O governo é um agente econômico com grande poder de mercado, pois é um dos maiores compradores de produtos e serviços, um grande empregador e direcionador da atividade produtiva. Assim, a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e despesas planejadas visa conduzi-la de maneira a atingir seus objetivos de ter uma economia que opere com baixas taxas de desemprego, com pouca inflação e uma distribuição socialmente justa da renda ou que tenha equilíbrio nas contas externas. Os principais instrumentos para atingir tais objetivos são as políticas fiscais, monetárias, cambiais e comerciais. Vamos estudar um pouco mais cada um destes instrumentos.
a) Política fiscal: Ela pode ser entendida como o exercício de administração das receitas e despesas do governo. As receitas vêm dos impostos (diretos e indiretos) e as despesas são realizadas através do gasto público. A política fiscal desempenha um importante papel, pois ela influi sobre o nível de tributação e também pode ser manipulada para que o governo atinja determinados objetivos.
Saiba Mais
Para reforçar seus conhecimentos sobre os conceitos básicos de economia leia o Capítulo 8 – “Política Fiscal”, do livro “Economia: fundamentos e aplicações” de Judas Tadeu Grassi Mendes (2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009).
O material está disponível da Biblioteca Digital Pearson.
b) Política monetária: Outro importante instrumento de administração da economia é a política monetária. Esta refere-se à ação do governo no sentido de controlar as condições de liquidez da economia. A liquidez refere-se à capacidade da moeda de ser um ativo prontamente disponível para realizar qualquer negociação.
Saiba Mais
Para reforçar seus conhecimentos sobre os conceitos básicos de economia leia o Capítulo 9 – “Política Monetária”, do livro “Economia: fundamentos e aplicações” de Judas Tadeu Grassi Mendes (2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009).
O