Economia
1. Conceitue e aponte as principais diferencias entre os enfoques da macroeconomia e de microeconomia.
R: Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços em preços em prego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos taxa de cambio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia ad hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, que são as preocupações da Microeconômia. No entanto, esta é apenas uma mudança de enfoque, não havendo contradições entre as duas abordagens.
2. Sintetize os objetivos de políticas econômicas são:
R: Os objetivos da política econômicos são:
A) Alto nível de preços:
B) Estabilidade de preços: combate á inflação, que é o aumento continuo e generalizado de preços, e as distorções que esta a carreta.
C) Distorção eqüitativa de renda.
D) Crescimento econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica.
3. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de dias distorção de renda? Você concorda? Justifique sua resposta.
R: A afirmação não e correta, pois políticas de estabilização da inflamação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para qual a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao plano Real, de junho de 1994 ilustra esse ponto.
4. Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhorias no grau de distribuição de renda ea busca do crescimento econômico, a luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico”
R: A idéia da não compatibilidade entre crescimento econômico e distribuição de renda