economia
2.1 Importância da Ciência Econômica
Apesar da atividade econômica e os problemas dela decorrentes tenham sempre despertado a atenção dos povos, só a partir do século XVIII, quando as grandes descobertas técnicas e científicas alteraram profundamente o comportamento dos povos, a Economia apontou como
Ciência.
Com as duas grandes guerras e com a depressão de 19291, as nações envolvidas procuraram estudar profundamente a organização dos seus sistemas produtivos, pois a guerra exigia a mobilização de ampla retaguarda industrial e as nações abaladas pela grande depressão precisavam retomar o equilíbrio. Estas perturbações da ação econômica desafiaram os estudiosos da economia a encontrarem o caminho da estabilização.
Uma terceira causa de alta significação que fez notar sobre tudo no após guerra, foi a preocupação básica do século XX em torno da idéia do desenvolvimento econômico, procurando amenizar as desigualdades entre os povos, porque mais de dois terços da população mundial aspiravam desfrutar das condições de bem-estar em que viviam os demais.
Neste contexto, o estudo da economia destaca-se entre os de maior importância, responsável pela preparação do caminho para a eclosão de formas de civilização mais sublimes, e pelo desenvolvimento de instrumentos de análise que facilitem a identificação dos problemas básicos da sociedade e possibilitem o uso mais racional dos escassos recursos disponíveis, com vistas a acelerar o processo de desenvolvimento.
Esse grande interesse pela Ciência Econômica nos evidencia o seu grau de importância no processo de desenvolvimento das Nações.
2.2. Fatos importantes a considerar na análise da evolução da Ciência Econômica:
O ambiente econômico do autor e/ou escola na época em que surgiu - as idéias econômicas estão vinculadas ao contexto em que surgiram. Isto não impede de extrapolarmo-las para outros contextos. Mas devemos interpretar os autores, seus exemplos e suas