eCONOMIA
VIDA
-Filho de um culto e rico proprietário de terras, terminou os estudos no Jesus College
-Tornou-se pastor anglicano em 1797 e, dois anos depois, inicia uma longa viagem de estudos pela Europa
-2 Casou-se em 1804.
-escreveu dois livros conhecidos como: Primeiro ensaio e Segundo ensaio.
- Em 1805, foi nomeado professor de história e de economia política em um colégio da Companhia das Índias
PRINCIPAIS OBRAS
-Expôs suas ideias em dois livros conhecidos como Primeiro ensaio e Segundo ensaio:
-Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afeta o melhoramento futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores 1798.
-Também escreveu outros dois livros: Princípios de economia política (1820) e Definições em economia política (1827)
-Um ensaio sobre o princípio da população ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas expectativas quanto à remoção ou mitigação futura dos males que ocasiona. (1803).
TEORIA
- Teoria populacional malthusiana. Preocupado com o crescimento populacional acelerado, Malthus publica em 1798 uma série de ideias alertando a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com crescimento demográfico do planeta. Malthus alertava que o crescimento desordenado acarretaria na falta de recursos alimentícios para a população gerando como consequência a fome. Malthus dizia que a população crescia em progressão geométrica (exponencial), enquanto que a produção de alimentos crescia em progressão aritmética (linear).
QUAL A IMPORTÃNCIA DESSA TEORIA NO MUNDO ATUAL?
-A teoria Malthusiana teve alguns erros Malthus não levou em consideração o avanço tecnológico do homem no sector agrícola, como por exemplo: mecanização, irrigação, melhoramento genético e etc. A população do planeta afinal não duplicou a cada 25 anos, e a