ECONOMIA
TIPOS DE DESEMPREGO
Introdução
Nesse trabalho vamos apresentar os tipos de desemprego, a forma como se mede o desemprego e os principais motivos que causam elevadas taxas de desemprego nas grandes metrópoles. Como já sabemos o desemprego assola grandes cidades de países desenvolvidos e também dos subdesenvolvidos, assim como o Brasil, com o desemprego as pessoas sofrem não apenas pela falta de dinheiro, mas a falta de ocupação causa grandes problemas psicológicos e na auto-estima do ser humano.
Com isso as elevadas taxas de desemprego desestruturam a economia de uma grande cidade e também afeta questões como a saúde pública. Tipos de Desemprego
1. O que é o desemprego?
O desemprego é a parcela ativa da sociedade que encontra-se disponível, ou sem emprego. Esse problema social pode ser observado geralmente em países subdesenvolvidos, onde o crescimento da população não é acompanhada pelo seu desenvolvimento, outro causador do desemprego é o grande avanço tecnológico, algumas pessoas não conseguem acompanhar esse fenômeno e perdem seu espaço no mercado de trabalho, assim como funções que eram exercidas por pessoas hoje estão sendo facilmente exercidas por máquinas.
Aqui no Brasil o fator que agrava o desemprego é a migração de pessoas de outros estados em busca de novas oportunidades e mudança de vida repentina.
1.1. Como se mede a taxa de desemprego?
O IBGE coordena mensalmente uma pesquisa que determina a taxa de desemprego no Brasil. Essa pesquisa é chamada de Pesquisa Mensal de Desemprego é realizada com pessoas economicamente ativa (PEA), nos seis maiores estados do país que são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Atualmente a taxa de desemprego no Brasil é estimulada em 7,6%
2. Tipos de desemprego Segundo Passos e Nogami no livro Princípios de Economia (2005), existem pelo menos quatro tipos de desemprego, causados por motivos diferentes, são eles:
2.1. Desemprego Friccional ou