Economia
1. Relacione aspectos populacionais com aspectos econômicos.!
!
Até 1930, com uma baixa estrutura social que acumulava altos índices de mortalidade decorrentes da baixa sanitização, medicina precária e falta de higienizarão pessoal, o crescimento populacional se dava principalmente pela população ser aberta, ou seja, o crescimento populacional ocorria pela alta taxa de natalidade somada ao alto número de imigrantes que o
Brasil recebia, vindo de outros países. Depois de 1940, com a evolução da medicina, a descoberta das vacinas e dos antibióticos, os serviços médico-hospitalares puderam ser estendidos para uma maior parcela da população. A estruturação de uma rede de esgoto, saneamento básico e o controle das doenças ocasionaram uma queda drástica na taxa de mortalidade, causando um aumento no crescimento natural da população.!
!
2. Que aspectos influenciam no crescimento populacional de um país?!
!
Principalmente as taxas de natalidade, mortalidade e o número de imigrantes. Fatores externos podem definir a diminuição transitória da população, como por exemplo em períodos de guerras e conflitos.! !
3. Descreva o processo de transição demográfica do Brasil.!
!
Como ocorre nas sociedades à medida que elas se desenvolvem, as taxas de mortalidade começaram a cair bem antes das de natalidade.
!
No Brasil, as taxas de mortalidade começaram a diminuir, mais precisamente por volta de 1950, chegando ao patamar de 7 por mil habitantes no ano 2000.
Por outro lado, as taxas de natalidade seguiram elevadas até a década de 1960. No decênio de
1970 começa o descenso dos nascimentos, o que se acentua a partir de 1990. Entre 1991 e 2003, as taxas revelam a continuidade do declínio de nascimentos e a estabilidade da taxa de mortalidade. Como consequência dessas alterações, no Brasil, num período de 20 anos ocorreu uma mudança substancial na distribuição etária da população: em 1980 a maior parte da população estava na faixa de 0 a 4