Economia
Ciência: Espírito crítico no tratamento do fenômeno, traduzido em características como profundidade e rigor lógico.
Carac: Coerência, Consistência e Objetividade.
Critérios de Cientificidade:
Coerência: significa argumentação estruturada, corpo não contraditório de enunciados, desdobramento do tema de forma estruturada, dedução lógica e conclusões.
Consistência: significa a capacidade de resistir a argumentação contrária.
Originalidade: significa produção não tautológica nem meramente repetitiva representando uma contribuição ao conhecimento.
Objetivação: significa a tentativa de reproduzir a realidade assim como ela é.
Ideologia: É o estudo do conhecimento que se reproduz em posicionamento em relação ao mundo que o cerca e que se cristaliza em terceiro corpo de ideias e de entendimentos que chamamos de ideologia. A ideologia surge da exigência de legitimação comum às diferentes formas de ordenamento.
No senso comum significa ideal, e contém um conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
Característica: Justificação, Partidarismo e Normatização.
As ciências sociais ocupam-se dos diferentes aspectos do comportamento humano. Podem ser também caracterizada como ciência do comportamento humano ou, alternativamente, como ciências humanas. Compreendem áreas distintas, à medida que se possam diferenciar, por sua natureza, os diferentes aspectos da ação do homem com os quais cada uma delas de envolve. A economia, abrange apenas uma fração das ciências sociais, e compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e a apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação.
Abrangência da Economia: A atividade econômica se define a partir da interação