Economia
CAMPUS UNIC TANGARÁ SUL
CURSO DE DIREITO
SAMANTHA CARDOSO LEITE
POLÍTICAS: MONETÁRIA, CAMBIAL E FISCAL
Tangará da Serra
2012/2
SAMANTHA CARDOSO LEITE
POLÍTICAS: MONETÁRIA, CAMBIAL E FISCAL
Docente
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de economia, do curso de direito, do Campus UNIC Tangará Sul.
1.0 INTRODUÇÃO
A principal função do poder público no Brasil é zelar pelo bem comum. Contudo, para realizar essa função, o governo, enquanto agente econômico do sistema, precisa intervir sobre determinadas variáveis no intuito de prover condições favoráveis à população. Nesse contexto, a política econômica brasileira é formada pelas ações do governo que buscam atingir esses objetivos através de instrumentos econômicos, divididos entre as políticas monetária, fiscal e cambial.
Os governos federal, estaduais e municipais atuam em conjunto para a consolidação das políticas econômicas adotadas no país. A política monetária controla a quantidade de moeda em circulação no país, a política cambial regulamenta as operações de exportação e importação e a política fiscal determina as fontes de arrecadação e os gastos públicos brasileiros.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1POLITICA MONETÁRIA
A política monetária é a ação do governo para controlar a quantidade de moeda que circula em seu país, com níveis de crédito, taxas de juros e a liquidez da economia. Tal política visa defender o poder de compra de uma moeda, sendo ela expansionista, onde o dinheiro em circulação aumenta de quantidade para aquecer a economia , a demanda de mercado e consequentemente o crescimento econômico do país, ou restritiva, que o dinheiro em circulação é diminuído ou estabilizado para desaquecer a economia e manter os preços de mercado.
Os instrumentos básicos de uma política monetária são a emissão de papel moeda, depósito compulsório, compra e venda