Economia
Assertividade
UFCD 7
RA 2 – “Comportamento Assertivo”
IMPORTÂNCIA DAS TÉCNICAS ASSERTIVAS DE COMUNICAÇÃO E OS IMPACTOS NAS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO.
UFCD 7
RA 2 – “Comportamento Assertivo”
Nunca o mercado de trabalho valorizou tanto o homem. Há quem diga que vivemos uma espécie de renascimento corporativo. À parte a competência técnica, o grande diferencial é a atitude humana.
Comunicação assertiva
É o estilo de comunicação que nos permite ser mais construtivos na relação com os outros. Não é uma característica inata ou um traço de personalidade que alguns de nós possuem e outros não. É uma aptidão que pode ser aprendida, isto é, que cada um pode desenvolver mediante um treino sistemático e estruturado. A maior parte das pessoas não é assertiva em todas as situações.
Por exemplo, podemos comunicar assertivamente com um colega de trabalho e ter bastante dificuldade em fazê-lo com familiares.
Não será correcto dizer que uma pessoa é simplesmente assertiva ou não assertiva, mas sim que há ou não tendência para comunicar assertivamente em determinadas situações.
Sempre que nós comunicamos com alguém utilizamos dois tipos de linguagem: verbal e não verbal. A linguagem verbal compõe-se de palavras e frases. A linguagem não verbal é constituída pelos outros elementos envolvidos na comunicação.
Os nossos comportamentos e a nossa postura também são formas de comunicar.
Comportamento
Jovial, alegre, postura vertical Sentado de pernas cruzadas, dando pequenos pontapés Sentado com as pernas afastadas Abertura, descontracção
Interpretação
Confiança Aborrecimento
Filme
Linguagem não verbal
QUALQUER COMPORTAMENTO É COMUNICAÇÃO!
NÃO PODEMOS NÃO COMUNICAR!!
Razões para utilizar a comunicação assertiva
Ser assertivo aumenta o respeito por nós próprios. Reduz a noção de insegurança e vulnerabilidade. Aumenta a autoconfiança no relacionamento com os outros, diminuindo a necessidade de