Economia
Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com iss, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados, Tal escolha leva ás questões referidas de " O que e quanto produzir" dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesma a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção ; " Como produzir " a sociedade deverá escolher dados os fatores de produção, insumos produtivos e tecnologia disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção, e finalmente " Para quem produzir " qual o mecanismo de rpartição do produto.
2 - Qual a diferença entre a Lei de Say e o princípio Keynisiano de demanda efetiva ?
A teoria de Keynes é baseada no principio de que os consumidores aplicam as proporções de seus gastos em bens e poupança, em função da renda. Quanto maior a renda, maior a percentagem da renda poupada.
Assim, se a renda agregada aumenta em função do aumento do emprego, a taxa de poupança aumenta simultaneamente. E como a taxa de acumulação de capital aumenta, a produtividade marginal do capital se reduz, e o investimento é reduzido já que a lucratividade é proporcional a produtividade marginal do capital.
Ocorre então um excesso de poupança em relação ao investimento, o que faz com que a demanda efectiva fique abaixo da oferta e assim o emprego se reduza para um ponto de equilíbrio onde a poupança e o investimento fiquem iguaís.
Como esse equilíbrio pode significar a ocorrência de desemprego involuntário em economias avançadas (onde a quantidade de capital acumulado seja grande e sua produtividade seja pequena), Keynes defendeu a tese de que o Estado deveria intervir na fase recessiva dos