economia
III. DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
Em um mercado competitivo ou de concorrência perfeita, o mecanismo de oferta e demanda determina o preço dos bens e serviços. Na verdade, as curvas de oferta e demanda, conjuntamente, determinam o preço de equilíbrio no mercado.
5. DEMANDA
A DEMANDA (ou procura) é a quantidade de um bem ou serviço que os compradores desejam adquirir a um determinado preço, num dado período de tempo. A demanda é um desejo, um plano. Representa o máximo que o comprador pode aspirar, dada sua renda e os preços de mercado. Matematicamente,
Dx = f(Px), ceteris paribus1.
De acordo com a "lei da demanda", os indivíduos geralmente estão dispostos a comprar mais quando os preços baixam. Paralelamente, quanto maior o preço de um bem, menor a quantidade desse bem que os compradores estão dispostos a adquirir.
A tabela a seguir indica a disposição dos indivíduos adquirirem o bem X frente às várias possibilidades de preço.
1
Expressão utilizada para indicar que outras variáveis capazes de influenciar a demanda permanecem constantes no período em análise.
1
Preço
Quantidade demandada A
12
6
B
10
12
C
8
16
D
6
20
E
4
24
Como representar graficamente a demanda?
Preço
Curva de demanda Quantidade
2
Modificações na demanda (ou procura)
Quando os parâmetros da procura (preferências, renda e preços dos outros bens) se modificam, ocorrerá o que a teoria econômica denomina deslocamento da procura. É uma modificação em toda a curva de procura, isto é, em sua posição. Por outro lado, quando se observa apenas uma alteração na variável independente preço, tem-se o que se denomina uma modificação ao longo da curva de procura. Nesse caso, altera-se a quantidade procurada.
6. OFERTA
A OFERTA descreve o comportamento dos vendedores, mostrando o quanto estão dispostos a vender a um preço determinado. Segundo a "lei da oferta" quanto