ECONOMIA
1 Quais os principais objetivos do plano de metas?
2 Mostre as razões que levaram o capital estrangeiro a aumentar significativamente sua participação na economia brasileira a partir da
2ª metade dos anos de 1950. Quais as causas da monopolização precoce da economia brasileira?
3 Por que mudou o perfil da industria no Brasil durante o governo JK?
4 Quais as causas da concentração da renda que ocorreu na 2ª metade da década de 1950
5 Por que diminuiu o peso do setor produtor de bens de consumo popular?
6 Indique os motivos de o Estado haver assumido o comando da industria pesada!? 7 Sintetiza as teorias que explicam a escala inflacionaria no Brasil o fim dos anos 1950?
RESPOSTAS
1- Pretendia desenvolver o país cinqüenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente.Pode ser dividido nos seguintes objetivos principais: investimentos estatais em infra-estrutura com destaque para os setores de transporte e energia elétrica,estímulo ao aumento da produção de bens intermediários, como o aço, o carvão, o cimento, o zinco entre outros, que foram objetos de planos específicos,incentivos à introdução dos setores de bens de consumo duráveis e bens de capital e construção de Brasília.
2- O fato de o Brasil atrair muito capital estrangeiro a partir dos anos 50 foi devido a concentração do capital para a indústria. O Brasil era o país de maior desenvolvimento relativo da América Latina.Dessa forma, proporcionava ao capital estrangeiro “economias externas”, o que permitia economizar em investimento de capital fixo. As grandes corporações dos EUA buscavam lucrar no Brasil, já que este oferecia altas taxas de lucro ao capital estrangeiro.