economia
1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R: Mercantilismo: século XVI nasce a primeira escola econômica voltada para a acumulação de riquezas de uma nação.
Fisiocratas: século XVIII nasce a escola de pensamento francesa coloca que a terra é a única fonte de riqueza e há uma ordem natural que faz o universo ser regido por leis naturais absolutas, imutáveis e inversas .
2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais sua principais ideias?
R: Adam Smit (1776) de forma sintetizada a partir das publicações “ riqueza das nações” com ideias trabalho humano, produtividade e a proteção a sociedade.
3) Oque diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
R: As vantagens comparativas diz que todos os custos se reduzem a custo de trabalho e mostra como acumulação de capital, acompanhada populacional e provoca uma elevação de renda. Seu autor David Ricardo.
4) Explique sucintamente quais as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pos keynesianos, marchistas e institucionalistas.
R: Teoria Keynesiana: teoria geral do emprego, dos juros e da moeda. Monetaristas: privilegiam o controle da moeda. Marchista: conceito de mais valia politico, conceito do valor de trabalho. Institucionalista: Verblen e Galbraith, dirigem-se criticas de auto grau de abstração da teoria econômica e o fato dela, não em sua analise as instituições sociais.
5) Porque os problemas econômicos fundamentais ( oque, quanto, como e para quem produzir) originam – se da escassez do recurso de produção? R: Fatores resolvidos de acordo com a organização econômica do país.
6) Oque mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?
R: Mostra a capacidade máxima de produção da sociedade ilustrando como a escassez de recursos impõe, um limite a capacidade produtiva de sociedade.
7) Analisando–se uma economia de mercado, observa-se que o fluxo real e monetário